terça-feira, 17 de maio de 2011

Liga ZON SAGRES - 30 ª Jornada

paixaodabola no fecho da Liga Portuguesa ....

Segunda, 16



Liga ZON SAGRES
30ª Jornada

Já ...está.
Finalmente chegou ao fim uma das Ligas mais "pachurrentas" da Europa do futebol, onde o super campeão FC Porto dominou a seu bel prazer uma prova que nunca passou de uma mono..Liga , tal a supremacia evidenciada pelos agora Campeões Nacionais 2010/ 2011, conquistando o troféu sem terem "saboreado" o sabor amargo da ...derrota...IMPRESSIONANTE..
Se dúvidas existissem em relação a tamanha justiça na atribuição do titulo maior do futebol Lusitano, bastaria visualizar a tabela classificativa, onde se destacam os 21 pontos !!! de avanço em relação ao vice campeão SL Benfica, o que perfaz novo recorde da Liga Portuguesa.
Numa Liga onde o principal ponto de interesse das últimas jornadas, residia no facto do apuramento do terceiro classificado e nos lugares subjacentes para a Liga Europa, está quase tudo...dito.
Em relação à já referida luta pelo terceiro lugar entre o sensacional SC Braga e a desilusão Sporting, venceu o menos favorito, tendo em consideração que o SC Braga jogava em casa e apenas necessitaria de um empate para alcançar tal designio. Mas mais uma vez a lógica do futebol ficou de fora e Yannick....RESOLVEU.
Já no que diz respeito ao lugar em aberto para a Liga Europa e sabendo de antemão que a outra vaga será ocupada pelo V.Guimarães por via de ser finalista da Taça de Portugal ante o já campeão FC Porto, a equipa alvi negra do Nacional alcançou novamente tamanha conquista , beneficiando da excelente vitória conseguida no Municipal de Aveiro.
Quanto aos despromovidos, os mesmos já estavam sentenciados, com Portimonense e Naval ( um regresso após vários anos na Liga Principal ) a terem "bilhete" garantido na edição 2011/ 2012 da  2ª Liga .






Resultados :









Olhanense2 | 2Rio Ave




Beira-Mar0 | 2Nacional




Naval0 | 3V.Guimarães




Benfica3 | 3Leiria




P. Ferreira5 | 1Académica




Marítimo0 | 2Porto




V.Setúbal3 | 1Portimonense




Braga0 | 1Sporting





 Classificação FINAL :




















JVEDGM     GS   
Pts


1     Porto                







30       27     3     0      7316

84


2Benfica







3020376131

63


3Sporting







3013984131

48


4Braga







30137104533

46


5V.Guimarães







30127113637

43


6Nacional







30119102831

42


7P. Ferreira







30101193542

41


8Rio Ave







30108123533

38


9Marítimo







3098133332

35


10Leiria







3098132538

35


11Olhanense







30713102434

34


12V.Setúbal







30810122942

34


13Beira-Mar







30712113236

33


14Académica







3079143248

30


15Portimonense







3067172949

25


16Naval







3058172651

23



FC Porto        - ( CAMPEÃO - Fase de grupos Liga dos Campeões )

SL Benfica    - ( pré eliminatória da Liga dos Campeões )

Sporting CP   - ( Fase grupos Liga Europa )

SC Braga       - ( fase grupos / pré eliminatória..conforme resultado da final da Liga Europa )

V.Guimarães  - ( pré eliminatória Liga Europa )

Nacional        - ( pré eliminatória Liga Europa )


Portimonense - ( desceu para a 2ª divisão )
Naval                    - ( desceu para a 2ª divisão )







Melhores marcadores :


Hulk
Porto
Golos: 23




Falcao
Porto
Golos: 16



João Tomás

Rio Ave
Golos: 16
 



...........................................................


Rescaldo dos candidatos...


















Benfica3 | 3Leiria
 Férias à ...vista

Perante 30 mil adeptos que tiveram a paixão suficiente para se deslocarem ao recinto das àguias, neste seu ultimo jogo da temporada, o SL Benfica voltou a evidenciar muito dos defeitos que o têm atormentado ao longo desta temporada.
Apesar de Cardozo ter feito o gosto ao pé num livre directo que acabou dentro da baliza Leiriense, o Leiria, haveria de agradecer tamanha oferta de Javi e de Júlio César ( pouco imperador nesta noite de Sábado...) para empatar já em cima do intervalo.
A equipa de Jesus apesar de jogar ao .."relanti" logrou chegar à vantagem de dois golos através de Javi ( acertou contas após falha inicial...) e de Jara ( um dos mais inconformados..), embora se tenha observado de seguida o habitual "fado" encarnado de final de época com o Leiria a beneficiar de um grande golo de Leandrinho e de uma falha clamorosa de Júlio César ( maldição dos guarda redes encarnados...) para empatar através de João Silva.
Despedida inglória de uma equipa que outrora ostentou um saudoso escudo de ...campeão.





Marítimo0 | 2Porto
Histórico...
Este Dragão soma e ...segue, tendo feito história no campeonato Português ao igualar o SL Benfica do inicio dos anos 70, acabando a Liga ZON SAGRES sem derrotas...Notável.
Na Madeira e perante um Maritimo algo irregular, o FC Porto de Villas Boas, mesmo em gestão para a final de Dublin derrotou um Maritimo...perdulário.
Os golos de Varela ( golaço ) e o de Walter ( joga pouco mas marca...muito) confirmaram este marco histórico na vida do Dragão, numa época recheada de exitos, podendo ainda acabar em beleza , já que a equipa de Villas Boas tem duas finais para...ganhar.
A final da Liga Europa a disputar já na quarta feira em Dublin ante o SC Braga e a final da Taça de Portugal a realizar-se no dia 22 no Jamor perante o V.Guimarães poderão ser o auge de uma temporada inesquecivel e ao alcance de poucos.





Braga0 | 1Sporting
 Pensamentos...trocados

 Por muito jogo psicológico que se tenha efectuado em Braga, seria tarefa árdua apelar à concentração Arsenalista para a disputa do terceiro lugar da Liga, tendo a meio da semana o jogo da vida de muitos dos jogadores que compôem o "exército do Minho".
Neste jogo e perante um Sporting focado exclusivamente no presente ,para mal dos "pecados" Leoninos, o SC Braga apresentou-se ansioso, tendo sido obrigado a correr 2atrás do prejuizo" após o golo madrugador de Yannick Djaló, sabendo de antemão que tal tarefa não é muito do agrado dos homens de Domingos, preferindo antes uma gestão de jogo , tendo como base uma vantagem ...inicial.
Contrapondo uma entrada à Leão do Sporting , o SC Braga ficou refém da pouca inspiração de Alan, Viana , Lima e demais guerreiros em profundo descanso para a tão ansiada final do resto das suas..vidas.
No Sporting , Postiga fez o papel de goleador sem....pontaria, potenciado o já referido golo de Djaló em corrida, o qual permitiu à equipa verde e branca um inicio de época vindoura mais...tranquila.



 .................................................................................................

Declarações a quente ..















  Saviola ( avançado do SL Benfica )
«Esperamos que na próxima temporada aconteçam coisas boas, para que isto não se repita»
Pois sim, Javier...esperas tu mais 6 milhões de benfiquistas..


Helton ( guarda redes do FC Porto )
« Puxamos todos na mesma direcção.» 
Mas atenção que esta " carroça  " é diferente das outras...puxa prá ....frente.



Meyong ( avançado do SC Braga )
«Geralmente, marcamos golos em casa mas hoje não conseguimos.»

  Pois é...a diferença esteve no Pai da....Viktória...


  
Yannick Djaló ( Avançado do Sporting )
Futuro? Sou um menino da casa, tudo dependerá do Sporting. Essa de depender do Sporting é que é ...preocupante , tendo em  comparação  situações anteriores ocorridas no reino do ...Leão.


...................................................................................................















Bota em Cima


O Campeão Nacional
FC Porto

FC Porto de Villas Boas consegue superar tudo e todos, apesar de quase todos duvidarem do seu real valor no inicio de época em que Villas Boas se apresentava como uma jovem ambicioso mas algo inexperiente técnico de ...futebol.
Bastaram alguns meses para que esta desconfiança se transforma-se em " admiração" numa época a todos os niveis inesquecivel , a qual poderá ainda oferecer dois importantes conquistas à equipa da cidade Invicta, isto depois de conquistar a Liga Portuguesa com 27 vitórias e três empates !!!! NÚMEROS IMPRESSIONANTES.




Bota em Baixo

Enormes distâncias pontuais na Liga ZON SAGRES


Num campeonato que termina em termos pontuais desta forma, que em baixo irei apresentar, será de lamentar tamanha falta de competitividade numa Liga que tenta uma aproximação ao que de melhor se vê na Europa.
Dificilmente na Europa do futebol iremos visualizar impressionante fosso pontual entre os três primeiros classificados.
Caso para ...reflexão !!
Claro está que não é o FC Porto que está mal, os demais perseguidores é que não estão nada ...bem.










JVEDGM     GS   
Pts

1Porto







30   27   3     0      7316

84

2Benfica







3020376131

63

3Sporting







3013984131

48



........................................................................................

Sem comentários: